Histórico

Havia um modelo de centro comunitário em Vicente de Carvalho, fundado em 2/2/81 por uma instituição dirigida pelo Padre Dom Domenico: A  Sociedade de Amparo aos Praianos.

O centro funcionava muito bem, tanto assim que o padre procurou a Prefeitura para uma parceria. Como a Prefeitura possuía um prédio inativo, Dom Domenico propôs que se equipasse o prédio para transformá-lo em outro centro comunitário. Havia na região uma  grande carência de cursos profissionalizantes, de lazer e de práticas esportivas, que pudessem ocupar o tempo da população  dos bairros periféricos.

Desse modo, foi feita uma pesquisa com os moradores, no bairro Santa Rosa para verificar quais eram os cursos desejados pela população. A partir dessa pesquisa foi fundado o primeiro Centro Comunitário do Município de Guarujá o Centro Comunitário “Isabel Ortega de Souza”. Neste centro funcionavam os cursos de culinária, manicure, datilografia, judô e ginástica olímpica. Em seguida a piscina foi construída e com isto passaram a funcionar as aulas de natação, o que foi uma reivindicação da comunidade.

No início a comunidade envolvia-se em todos os eventos da cidade: desfiles, passeios, circuitos culturais, bailes, jantares, etc.; havia também o caráter de prestação de serviços: festas em geral, eventos todos intimamente ligados ao bairro.

O Centro Comunitário Isabel Ortega de Souza foi fundado em 15 de janeiro de 1986, no bairro de Santa Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário